quarta-feira, 3 de março de 2010

Quando o título engana

Nasceu em 3 de Maio de 1836 e intitulava-se «O Toureiro». Se o título e a gravura do cabeçalho correspondessem ao conteúdo, poderia ser considerado o primeiro periódico taurino português. Contudo, as aparências iludem: «O Toureiro» não foi um jornal tauromáquico, mas sim uma folha de combate político, de simpatias miguelistas.
«O Toureiro» surge em pleno regime cartista, dois anos após o fim da Guerra Civil e do triunfo do liberalismo. Reinava então D. Maria II, à luz da Carta Constitucional, e D. Miguel partira para o exílio. Porém, as feridas abertas pela guerra não estavam ainda completamente cicatrizadas, e as divisões entre liberais e absolutistas, ou miguelistas, ainda se faziam notar na sociedade portuguesa. Partidário destes últimos, «O Toureiro» propõe-se «farpear os touros da Travessa dos Ladrões» e um tal «Barão dos cofres roubados», «façanhudo devorador». Os redactores d'«O Toureiro» são anónimos, como convinha a quem desafiava a ordem estabelecida. Sabe-se apenas que era impresso na Tipografia Morandiana, na Rua dos Calafates, 134, Lisboa.

Um comentário:

Los Coquillas de Cifuentes disse...

Buenas noches D. Alberto, acabo de hacerme seguidor de su blog y queria proponerle enlazar los blog, el mío se llama los coquillasdecifuentes.blogspot.com
esta dedicado al encaste COQUILLA que crio desde hace 28 años.-Saludos cordiales Mariano Cifuentes.-