terça-feira, 9 de março de 2010

Gallito em Aveiro

José Gomez Ortega (1895-1920), também conhecido como Gallito ou Joselito, foi para muitos o maior toureiro de todos os tempos. Com Juan Belmonte, Gallito protagonizou a Idade de Ouro do toureio, que terminou na arena de Talavera de la Reina, quando o toiro Bailador o colheu mortalmente.
Joselito iniciou a sua carreira como bezerrista, integrado na quadrilha infantil dos Niños Sevillanos, na qual fazia duo com José Garate Limeño. Os Niños Sevillanos actuaram em diversas praças portuguesas na primeira década do século passado, com assinalável êxito. O mais novo dos Gallos, com os seus 13 ou 14 anos, já estão dava mostras do genial toureiro que viria a ser.
A morte de Gallito comoveu todo o planeta taurino. A revista «Ilustração Portuguesa», na sua edição de 31 de Maio de 1920, recordou a passagem dos Niños Sevillanos por Aveiro, onde participaram numa corrida organizada pelo Clube Mário Duarte. Na imagem, possivelmente datada de 1908, vemos os jovens Joselito e Limeño, ao lado dum bandarilheiro.
O Clube Mário Duarte, fundado pelo célebre desportista aveirense do mesmo nome, caracterizava-se por ter uma secção de tauromaquia, a par de secções de futebol, esgrima, remo e ciclismo. O próprio Mário Duarte (1869-1939), avô do poeta e político Manuel Alegre, distinguiu-se como toureiro amador, tendo sido bandarilheiro e cavaleiro.

2 comentários:

BM disse...

Desconhecia que existia um clube com o nome "Mário Duarte". Sei que o Mário Duarte esteve ligado ao Sport Clube Beira-Mar, daí que o anterior estádio ainda tenha o nome "Mário Duarte"....
Sabe onde posso encontrar informações sobre esse "clube Mário Duarte"? Obrigado e cumprimentos!

alberto franco disse...

Caro BM

A Cãmara Municipal de Aveiro tem uma Divisão de Desporto. Tenho a certeza que lá lhe poderão dar mais informações sobre o clube.

Saudações