sábado, 27 de fevereiro de 2010

Fedération des Sociétés Taurines de France faz 100 anos


A Fedération des Sociétés Taurines de France (FSTF), a mais importante associação de clubes taurinos francesa, celebra dentro de dias o seu 100º aniversário. Tudo começou a 6 de Março de 1910, quando Monsieur Cluzel, presidente do clube «La Montera», de Montpellier, convocou os dirigentes de 26 associações taurinas francesas, com o objectivo de constituirem um orgão federativo que lutasse pelo reconhecimento legal das corridas de touros no país.
O espectáculo taurino atravessava então em França um período de indefinição legal, pois certas autoridades consideravam que as corridas estavam abrangidas pela lei que proibia os maus-tratos a animais, a chamada Lei Grammont, de 1850. Se em certas regiões a administração consentia as corridas, noutras não eram permitidas. Por fim, em 1951, a assembleia nacional francesa decidiu que a Lei Grammont não se aplicava aos espectáculos tauromáquicos realizados em localidades com uma tradição taurina ininterrupta. Esta alteração foi sugerida aos deputados pelo então presidente da FSTF.
Outro marco na história da FSTS foi o impulso dado à criação da Union des Villes Taurines Françaises, em 1966, e ao Regulamento Taurino francês. Actualmente, conta com um total de 70 clubes federados, de todas as regiões francesas e de Bruxelas, o que atesta a vitalidade da Festa na pátria de Sebastián Castella. Os princípios da FSTF, hoje como ontem, são a luta pela manutenção da ética nas corridas, pela integridade do toiro e pela defesa dos interesses dos aficionados.

Nenhum comentário: