segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tauromaquia «spaghetti»

Embora a Itália não tenha tradição taurina, há notícia da realização de um ciclo de novilhadas mistas em Turim, Roma e outras cidades, no ano de 1923. O facto é recordado pelo blogue elrincondeordonez, que dá conta do espectáculo realizado em Turim. A fonte é a edição de 7 de Julho de 1923 do jornal italiano «La Stampa».
«Turim poderá amanhã disfrutar do espectáculo mais pitoresco e sugestivo que pode oferecer a Espanha no que se refere a diversões», proclamava o periódico. «Roma e as outras principais cidades de Itália já tiveram oportunidade de assistir nas últimas semanas às corridas». Chegava agora a vez de Turim - cidade cujo nome original, Torino, deriva de touro, e cujo brasão ostenta um cornúpeto- se emocionar com as lides do rejoneador Manuel García e dos novilheiros Victor Mariotty, Parejito e José Estrella, acompanhados dos seus bandarillheiros. Os touros pertenciam à ganadaria de António Fuentes e a função teve lugar no Stadium de Turim. O novilheiro Parejito «teve a honra de receber as congratulações e homenagens do Mui Honorável Mussolini, Presidente do Governo».
Além das lides a pé e a cavalo, os espectadores assistiram a um número de «D.Tancredo», ou homem-estátua, e à exibição do recortador Carlos Michelet, que executou «o salto mortal sobre o touro». Reza ainda «La Stampa» que foi estoqueado um touro, depois oferecido a um comité de protecção de crianças.

Nenhum comentário: