quarta-feira, 18 de março de 2009

25 anos de alternativa de António Telles em livro

Os 25 anos de alternativa de António Ribeiro Telles, que se assinalaram a 21 de Julho do ano passado, são o motivo do lançamento de uma fotobiografia do cavaleiro de Coruche. São seus autores João Carrinho e o próprio fotobiografado. Segundo a nota de apresentação, a obra «retrata a carreira repleta de sucessos de António Ribeiro Telles, abordando a sua vida profissional, a relação com a família, a Herdade da Torrinha, os ensinamentos de seu Pai, os cavalos, o campo e o conceito clássico do seu toureio.»
Se há cavaleiro cuja carreira merecia um trabalho semelhante, é António Ribeiro Telles. Pelos seus méritos, mas também por ser o mais fiel representante de um conceito de lide ameaçado: o toureio a cavalo à portuguesa. Num momento em que as nossas praças assistem a patéticas manifestações de luso-rejoneio, António Telles toureia raivosamente à portuguesa, prosseguindo e honrando a mensagem paterna. Até no simples gesto de actuar de tricórnio -estampa toureira!-se vê o muito que o distingue dos demais. Com os 25 anos de alternativa de António Telles é o próprio toureio português que está de parabéns.

Um comentário:

alberto franco disse...

Agradeço o seu comentário. E saúdo o seu livro dedicado ao grande forcado que foi João Nunes Patinhas. É com obras assim que se faz a história do toureio português.

Um abraço