terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Recordando Nicanor Villalta



O diestro Nicanor Villalta foi um expoentes da chamada Idade de Prata do toureio, que se estendeu desde a morte de Joselito, em 1920, até à Guerra Civil espanhola. Nascido em Cretas (Teruel) em 1897, Villalta não podia ser um dos toureiros estilistas (hoje chamar-lhes-íamos artistas) que abundaram naquela época. A sua elevada estatura impedia-o de emular com um António Márquez, um Gitanillo de Triana ou um Victoriano de la Sena. Contudo, o seu toureio de muleta tinha«bizarria e valor», no dizer de Cossío, e as suas estocadas eram impressionantes pela segurança e valentia.
Villalta, que se retirou do toureio em 1935, foi um dos protagonistas do documentário «Juguetes Rotos», realizado por Manolo Summers, em 1966. A preto e branco, o documentário vai ao encontro de antigas glórias do toureio, do futebol e do boxe, captando-lhes o que lhes resta da grandeza passada. São agora brinquedos quebrados (juguetes rotos), a viver em asilos ou em moradias tão velhas como eles.
Frente às câmaras, Nicanor Villalta vestiu-se de luces pela última vez, e lidou, aos 68 anos, um novilho, numa Monumental de Madrid deserta. Com que majestade o velho matador atravessa a arena de Las Ventas, palco de tantos dos seus triunfos... E com que toreria enfrenta o novilho, que no fim da inédita faena o colhe aparatosamente... Nicanor Villalta, exemplo de bravura e honradez profissional, morreu em Madrid, em 1980.

Nenhum comentário: