sexta-feira, 18 de junho de 2010

Club Cocherito de Bilbao celebra centenário


Incluído na Semana de Cultura Tauromáquica, realiza-se em Vila Franca de Xira, no próximo dia 30 de Junho, um colóquio sobre o centenário do clube taurino Cocherito de Bilbao, que este ano se assinala. A sessão, que terá lugar no Clube Taurino Vilafranquense, celebra uma das mais activas e prestigiadas associações  taurinas do país vizinho.
Algumas palavras sobre o seu patrono, o matador de toiros Cocherito de Bilbao. Cástor Jaureguibeitia Ibarra, assim se chamava, nasceu em 20 de Dezembro de 1876, em Bilbau. Ao longo da sua carreira participou em 616 festejos, nos quais matou 1668 hastados, em arenas de Espanha, Portugal, França, México e Perú. Toureiro de fibra e de toiros duros, Cocherito matou 43 corridas de Miura, 21 de Veragua e 20 de Félix Urcola, além de Murube, Guadalest, Pablo Romero e Parladé.
A imagem que se reproduz documenta uma actuação de Cocherito (terceiro a contar da esquerda) no Campo Pequeno, em 24 de Abril de 1910. Além do espada bilbaíno tourearam nessa tarde o seu compatriota Saleri e os cavaleiros José Casimiro e Eduardo Macedo.

Nenhum comentário: