segunda-feira, 15 de junho de 2009

A farsa continua

João Telles Júnior será o próximo cavaleiro português a tomar a «alternativa» em Espanha, concretamente em San Sebastián, no próximo dia 9 de Agosto. Uma vez mais, será «padrinho» Pablo Hermoso de Mendoza e «testemunha» Diego Ventura. Segundo o site oficial do Campo Pequeno, e os milhares de pessoas que assistiram à cerimónia, ao vivo e pela televisão, poderão confirmar, o referido cavaleiro tomou a alternativa em Lisboa, a 4 de Setembro de 2008. Mas tal deve ter sido mais uma alucinação colectiva, pois de contrário não haveria necessidade de Telles Júnior se «doutorar» no país vizinho.
Falando a sério, o toureio equestre português não desiste de dar passos em frente... em direcção ao abismo. Estamos perante mais um estranho caso em que os «alunos» doutoram os «mestres». Todos sabemos o que os rejoneadores espanhóis devem ao toureio a cavalo português, Pablo Hermoso incluído. Como aprenderam com os nossos cavaleiros e como refinaram, com eles, modo, o basto estilo do rejoneo campero. E tanto aprenderam, que agora são eles a conceder «alternativas» a quem os ensinou.... Claro que a boa fé de Pablo Hermoso não é aqui posta em causa, pois tudo não passará de um ajuste, com objectivos comerciais, entre os apoderados do espanhol e do português.
Ficamos também a saber que Telles Júnior, ou quem o dirige, se considera, à luz do artigo 7º do Regulamento Taurino espanhol um rejoneador de novilhos, que precisa da «alternativa» dum colega mais velho para poder lidar touros... Tal é o desnorte, a falta de senso e de regras que paira no nosso «mundinho» taurino. Eis como se borra uma casaca que deveria merecer mais respeito a quem a enverga. E vêm depois falar-nos em «cavaleiros de dinastia»...

Nenhum comentário: